Hoje, você vai conhecer TUDOO sobre as duas raças que encontramos no Brasil.
Anão Russo
Campbells (erroneamente chamado de hamster chinês)
É com certeza a espécie de anão russo mais encontrada no Brasil!
Estes hamsters são uma boa pedida para todos aqueles que preferem hamsters menores.
Este tipo de roedor precisa de contato frequente para que continuem mansos.
Eles são menos dóceis do que os sírios, por isso não são recomendados para crianças.
Podem passar entre as brechas da grade de uma gaiola de ferro, sendo assim, a melhor opção torna-se um aquário ou uma gaiola de acrílico (sugiro as Habitrail OVO Dwarf).
"Campbell tem de 10 a 12 cm e por muitas vezes é vendido como hamster chinês em pet shops, pois sua cor principal é cinza e possui uma faixa cinza
escura dorsal que vai do focinho ao rabo. Mas esta espécie também possui outras variedades como o albino (de olhos vermelhos), o branco (de olhos pretos), o opala, o preto, entre outras.

Outra espécie que também é Anão Russo é a
Winter-White. Esta espécie tem quase as mesmas características do anão russo de campbells o que os diferenciam é o tamanho e o tipo de pêlo.
Winter-White, conhecido também por Hamster Albino, mede entre 8 a 10 cm e uma particularidade desta espécie é que ele pode se camuflar (como o camaleão, por exemplo), fazendo com que o seu pêlo fique mais claro nos dias mais frios. Na natureza, ele usa esta técnica para se esconder dos predadores, se misturando com a neve. Este tipo de hamster anão russo é raro de se encontrar em lojas e além de sua cor original, que é cinza escuro com o subpêlo cinza mais escuro ele apresenta outras variedades: safira (violeta acinzentado), imperial (com a barriga branca), entre outros. Ambas as espécies de anão russo tem pêlos nas patas traseiras, são mais longos que as fêmeas e também podem viver em colônias como o hamster chinês. (alguns hamsters anões russos não aceitam de maneira nenhuma viver em colônias, estes têm que ser separados e colocados em outra gaiola)"
Hamster Sírio
Este é o tipo de hamster mais encontrado no Brasil.
Os hamsters sírios são maiores do que os anões russos e podem medir até 16cm, eles são mais dorminhocos (retirando raras excessões), dóceis, e têm mais opções de cores.
Algumas cores estão disponíveis nesta tabela:
Uma das condicionantes destes roedores é o fato de não poder juntar dois hamsters na mesma gaiola, se o fizer vão brigar, até que um morra.
As suas bochechas características servem para armazenar o máximo de comida possível, chegando a transportar metade do seu peso, que depois depositam no seu ninho, onde vão tranquilamente comê-la.
Estamos falando de um animal noturno, que vai sempre estar pouco ativo durante o dia, tendo o seu pico de atividade durante a noite.
*Para dúvidas ou correções faça um comentário.