SÉRIE DOENÇAS

PROBLEMAS NOS OLHOS
Ocasionalmente um hamster pode ficar com os olhos “grudados”, ou seja, as pálpebras parecem estar coladas uma na outra.

As causas podem ser diversas, como idade avançada, alergia, correntes de ar, ou pode ser um sintoma de 
resfriado. O olho fechado deve ser limpo com um pequeno pedaço de algodão molhado em água morna. Isto geralmente é suficiente para abrir o olho, mas se não der certo, tente separar as pálpebras suavemente.
Se um hamster tem repetidamente problemas com olhos “grudados” ou lacrimejantes, ou os olhos parecem estar turvos o hamster pode estar com uma infecção nos olhos. Embora raro hamsters podem desenvolver catarata e o sintoma é um olho turvo. Apesar da à catarata não poder ser tratada, é bom confirmar com um veterinário, já que o sintoma de uma infecção ocular é muito parecido.

Pode também ocorrer de um hamster perder um olho devido a um acidente ou doença, ou a visão ir desaparecendo devido a uma deformidade genética. A perda de um olho ou a cegueira não afeta muito os hamsters, eles já são meio cegos naturalmente e dependem principalmente do olfato e da audição.

Hamster com olhos grudados
Hamster com glaucoma

Se o seu hamster aparecer com um ou os dois olhos fechados e lacrimejando ou com secreções, pode ser uma alergia causada por algum material que esteja usando na gaiola, pó, cisco, fumaça ou algum material químico. Faça o tratamento usando água burricada ou soro fisiológico. É só pegar um chumaço de algodão, molhar com um pouco de soro fisiológico morno e ir passando levemente até retirar as secreções. Repita isso de 4 em 4 horas. Não utilize colírios, pois tais podem causar cegueira.
Se o seu hamster não melhorar, daí pode não ser infecção e sim alergia causada por algum material que esteja utilizando na gaiola. Nesse caso, não adianta fazer só o tratamento. É necessário descobrir o que é que está fazendo mal e retirá-lo.
fonte: http://thecuteworld.wordpress.com/2011/05/17/doencas-e-saude/

10 comentários:

  1. O meu tava com isso, primeiro tava em um , depois ficou nos dois , dai eu peguei o pedaço de algodão e molhei com agua morna , passei em um e melhorou mais o outro não , então abri o olho dele ! Muito obrigada , se não fosse por você meu hamster iria ficar com o olho grudado , Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Acordei hj e meu hamster estava com o olho aparentemente meio molhado, mas nao estava fechado, mas parece estar roxo em volta.. é alguma doença? to mto preocupada!

    ResponderExcluir
  3. meu hamster ta pior.. to passando o soro.. agr o negocio esta nos dois olhos... assim q vi ontem eu limpei todaa a casinha com alcool.. deixe sair e depois coloquei ela, os olhos estao grudados e abrem quando eu passo o soro... mas o algodao saio vermelho de sangue... to com medo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO limpa com alcool! NUNCA, eu fazia isso deu o mesmo problema, o veterinário falou que o alcool evapora e vai direto pros olhos deles, limpa com detergente neutro!

      Excluir
  4. e meu hamster só tem dois meses e meio de vida...

    ResponderExcluir
  5. o meu ta com infeccao no olho . oq faço?????

    ResponderExcluir
  6. Oi, numa madrugada meu hamster apareceu com um olho estufado, e outro grudado.. cuidei o quanto pude, e no dia seguinte os dois olhos tinham "explodido" um deles, literalmente.. agora ele não se mexe, não come.. só respira

    ResponderExcluir
  7. Hoje acordei e meu hamster tava com um dos olhos todo cinza,é cegueira?

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu tenho u. Hamister chines ele tem uns dois anos,e de uns dias pra ca ele ta mole,só fica deitado come pouco e os pelos no pescoço estão caindo, será q é da idade?

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu tenho u. Hamister chines ele tem uns dois anos,e de uns dias pra ca ele ta mole,só fica deitado come pouco e os pelos no pescoço estão caindo, será q é da idade?

    ResponderExcluir

Lembre-se: não vale escrever palavrões, xingar as outras pessoas ou ser mal comportado! Aqui queremos sempre te ajudar a cuidar melhor do seu animalzinho! Escreva algo bem legal!