SÉRIE DOENÇAS

PROBLEMAS NOS OLHOS
Ocasionalmente um hamster pode ficar com os olhos “grudados”, ou seja, as pálpebras parecem estar coladas uma na outra.

As causas podem ser diversas, como idade avançada, alergia, correntes de ar, ou pode ser um sintoma de 
resfriado. O olho fechado deve ser limpo com um pequeno pedaço de algodão molhado em água morna. Isto geralmente é suficiente para abrir o olho, mas se não der certo, tente separar as pálpebras suavemente.
Se um hamster tem repetidamente problemas com olhos “grudados” ou lacrimejantes, ou os olhos parecem estar turvos o hamster pode estar com uma infecção nos olhos. Embora raro hamsters podem desenvolver catarata e o sintoma é um olho turvo. Apesar da à catarata não poder ser tratada, é bom confirmar com um veterinário, já que o sintoma de uma infecção ocular é muito parecido.

Pode também ocorrer de um hamster perder um olho devido a um acidente ou doença, ou a visão ir desaparecendo devido a uma deformidade genética. A perda de um olho ou a cegueira não afeta muito os hamsters, eles já são meio cegos naturalmente e dependem principalmente do olfato e da audição.

Hamster com olhos grudados
Hamster com glaucoma

Se o seu hamster aparecer com um ou os dois olhos fechados e lacrimejando ou com secreções, pode ser uma alergia causada por algum material que esteja usando na gaiola, pó, cisco, fumaça ou algum material químico. Faça o tratamento usando água burricada ou soro fisiológico. É só pegar um chumaço de algodão, molhar com um pouco de soro fisiológico morno e ir passando levemente até retirar as secreções. Repita isso de 4 em 4 horas. Não utilize colírios, pois tais podem causar cegueira.
Se o seu hamster não melhorar, daí pode não ser infecção e sim alergia causada por algum material que esteja utilizando na gaiola. Nesse caso, não adianta fazer só o tratamento. É necessário descobrir o que é que está fazendo mal e retirá-lo.
fonte: http://thecuteworld.wordpress.com/2011/05/17/doencas-e-saude/

24 comentários:

  1. O meu tava com isso, primeiro tava em um , depois ficou nos dois , dai eu peguei o pedaço de algodão e molhei com agua morna , passei em um e melhorou mais o outro não , então abri o olho dele ! Muito obrigada , se não fosse por você meu hamster iria ficar com o olho grudado , Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Acordei hj e meu hamster estava com o olho aparentemente meio molhado, mas nao estava fechado, mas parece estar roxo em volta.. é alguma doença? to mto preocupada!

    ResponderExcluir
  3. meu hamster ta pior.. to passando o soro.. agr o negocio esta nos dois olhos... assim q vi ontem eu limpei todaa a casinha com alcool.. deixe sair e depois coloquei ela, os olhos estao grudados e abrem quando eu passo o soro... mas o algodao saio vermelho de sangue... to com medo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO limpa com alcool! NUNCA, eu fazia isso deu o mesmo problema, o veterinário falou que o alcool evapora e vai direto pros olhos deles, limpa com detergente neutro!

      Excluir
    2. Os meus hamsters estão exatamente assim, o seu melhorou? Se sim, o que você fez pra melhorar? Eu estou sem dinheiro nenhum pra veterinário, e muito preocupada

      Excluir
  4. e meu hamster só tem dois meses e meio de vida...

    ResponderExcluir
  5. o meu ta com infeccao no olho . oq faço?????

    ResponderExcluir
  6. Oi, numa madrugada meu hamster apareceu com um olho estufado, e outro grudado.. cuidei o quanto pude, e no dia seguinte os dois olhos tinham "explodido" um deles, literalmente.. agora ele não se mexe, não come.. só respira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, o meu tbm está assim. Acredito q não passa de hj. MT triste, não sei uq fazer...

      Excluir
    2. O meu também esta assim e gostaria de saber como vc resolveu, não tenho dinheiro para uma consulta e estou desesperada já liguei até em hospital público e eles não atendem me ajuda por favor já não sei mais o qie fazer.

      Excluir
  7. Hoje acordei e meu hamster tava com um dos olhos todo cinza,é cegueira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber também 2 meus ficaram assim

      Excluir
    2. O meu também está assim e gostaria de saber o q deve ser

      Excluir
  8. Oi, eu tenho u. Hamister chines ele tem uns dois anos,e de uns dias pra ca ele ta mole,só fica deitado come pouco e os pelos no pescoço estão caindo, será q é da idade?

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu tenho u. Hamister chines ele tem uns dois anos,e de uns dias pra ca ele ta mole,só fica deitado come pouco e os pelos no pescoço estão caindo, será q é da idade?

    ResponderExcluir
  10. O meu hamster está com os dois olhos cinza, isso quer dizer que é catarata?

    ResponderExcluir
  11. Meu hamster tem 20 dias e não abriu os olhos,

    ResponderExcluir
  12. Gente o meu hamister foi dormir bem quando acordou tava com o olho para fora e explodiu agora colou e eu não sei o que fazer se alguém puder me ajudar que Deus retribua em dobro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também está assim, o seu continua vivo?? Estou desesperada, não encontro pesquisas sobre pra ajudar e veterinários não ajuda mt

      Excluir
  13. Qdo limpar com soro nao resolve, costumo passar uma pomadinha com a ajuda de um cotonete ao redor do olho infeccionado e isso resolve. Quem precisar,pode chamar q esclareço melhor. giulliana.eline@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, procurei em muitos outros sites mas não consigo encontrar informação sobre o porquê dos olhos do meu hamster estarem com uma bola branca/azulada no meio. Vejo que está é uma dúvida recorrente e estou muito preocupada com o Milk, muito grata a quem puder me oferecer ajuda!

    ResponderExcluir
  15. Meu hamster ficou apático e com os olhos fechados de uma hora para outra, até achei q ia perxe-la, fiz massagem cardíaca e dei água, no dia seguinte ele pareceu um pouco melhor, mas não abre os olhos e anda esquisito, mas está se locomovemdo. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Alguém pode me ajudar, meu hamster esta com o lado direito do rostinho inchado, e com um edema em baixo do pescoço não é caroço e como de fosse um edema msm e ele não está andando direito, está com dificuldades.

    ResponderExcluir

Lembre-se: não vale escrever palavrões, xingar as outras pessoas ou ser mal comportado! Aqui queremos sempre te ajudar a cuidar melhor do seu animalzinho! Escreva algo bem legal!