Hibernação - SONO QUE PODE SER FATAL

A hibernação ocorre em hamsters Sírios, e pode ser fatal. O principal motivo de o ham hibernar, é quando sua temperatura corporal fica muito baixa. Um hamster hibernando permanece imóvel, um pouco gelado e, em alguns casos, duro. Sua respiração é bem pouca, quase imperceptível. Não adianta tocá-lo, pois ele não irá se mexer. Esses sinais de hibernação podem confundir alguns donos, achando que o ham morreu. Por isso, proprietários de Sírios devem tomar cuidados especiais durante o inverno, e estarem sempre atentos.

Quando o hamster hiberna, o correto é despertá-lo o mais rápido possível, para evitar desidratação e fome. Para isso, o ideal é esquentá-lo até que acorde. Existem várias maneiras de fazer isso:


  • Enrolar o ham num pano e deixá-lo bem quentinho;
  • Deixá-lo numa bolsa d'água quente (enrolado num pano).
Após o ham acordar, ofereça bastante comida e água.

Para evitar a hibernação, sempre deixe a gaiola num local sem correntes de ar, principalmente no inverno. Dê bastante material para esquentar o ninho do ham (papel higiênico) e procure cobrir a gaiola em dias muito frios.



COMO IDENTIFICAR A HIBERNAÇÃO:
  • O ham que está hibernando fica enrolado como um tatu;
  • O hamster parece morto, mas depois das tentativas para aquecê-lo, sua respiração voltará ao normal;
  • Seu corpo fica gelado.
*Hibernação não é uma doença, por isso não existe "cura" ou medicamentos para tratar.

**Para dúvidas ou correções faça um comentário


118 comentários:

  1. e se o ham nao for sirio ele hiberna??????????????

    ResponderExcluir
  2. como agente sabe se o hamster estar
    hibernando ou dormindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu hamister ficou paralisado SÓ com os olhinhos abertos e parecendo estar ficando duro,não sabia oa estava acontecendo seu um banho e dei leite a ele enrolei ele num pano é depois deixei ele dentro que uma jaqueta com lã de Carneiro,parece que está voltando os movimentos aos poucos,JÁ chorei muito achando q ele iria morrer,ele é meu primeiro filho e agora está com dois companheiros um macho e uma fêmea (ela está com 7 filhotes e as vezes não quer dar mama,ai temos q força -la a ir pro ninho...
      Ele está se animando ...pq posso dar pra ele comer

      Excluir
  3. Se o hamster não for sírio ele não hiberna!
    Podemos perceber que um sírio está hibernando quando tocamos nele. Pois iremos ver que o seu corpo está frio e o hamster parece morto, a respiração é quase nula. Além de que ele fica "enrolado".

    ResponderExcluir
  4. eu qeria sabe umas coisas meu han entro em hibernação ontem (5/8/2011) a noite por volta d umas 7 horas. quando chegeui em casa e o vi assim tentei aquecelo d tds os jeito q tinha em mãos, passando com ferro um pano e dexando ele bem quentinhu, colokando dentro da gaiola d volta com uma luz quente em cima para ajuda a esquentar mais, pq esses ultimos dias forão muito frios mesmo aki, e no otro dia acordei com a esperança dele ter melhorado mas n adiantou nada ele continuou imovel duro parecia uma pedra, mas msm assim ainda o dexei enrroladinho no pano quente, mas por volta as 8hras d hoje(6/08/2011) ele começou a inchar mas continuava duro e imovel com os olhinhos fechados. Não sei + o q faser, aki n tem vet q mexha com silvestres e tbm eh final d semana ta td fexado. se souber o q ta acontecendu com ele gostaria q me ajudaçe pois n qeru enterralo c ainda estiver vivo

    ResponderExcluir
  5. Olá, ErzaChan!
    Infelizmente, seu hamster faleceu, não há mais nada o que fazer. Quando os hams estão hibernando e o aquecemos, eles acordam no mesmo instante (por volta de cinco minutos).
    Mais tempo do que isso já é óbito, mesmo.
    Meus sentimentos, realmente é uma pena!
    Abraços e condolências, Ayrton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, no mesmo instante não! ,o meu levou 5 horas e agora está bem

      Excluir
    2. Meu hamster está neste caso já fiz tudo que foi pedido mais eu posso esquentar um leite e dar a ele na seringa?

      Excluir
    3. Meu hamster está neste caso já fiz tudo que foi pedido mais eu posso esquentar um leite e dar a ele na seringa?

      Excluir
    4. Gente eu tenho um anão russo macho(Theodor)ele estava molinho agora está querendo ficar duro seus batimentos estão normais enrolei ele em um pano mas nao sei oque fazer suas patinhas trazeiras estam ficando geladas alguém pode me ajudar?

      Excluir
    5. O meu está assim também, não fasso ideia de como resolver estou tentando aquecer ele com o calor do meu corpo mais ele tá ficando durinho! As patas traseiras estão duras e as da frente não, ele está com os lábios brancos os órgãos genitais brancos patinhas brancas o que eu fasso???

      Excluir
  6. o meu hamster as vezes dorme muito e acaba ficando mole, maiis ele esta vivo.. o qee pode ser isso?

    ResponderExcluir
  7. Isso é normal, Thais!
    Até nós acordamos meio moles, às vezes. rs
    Obrigado por acessar o nosso blog! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie meu eu encontrei meu ham totalmente paralizado nao se oq aconteceu so sei q ele tava cosando a cabeca ate nao guentar mas e ficou depois de um tempo paralizado so abriu um olho e nao fica de pe so paradam mas esta vivo quando toco nele ele se mexe oq sera q aconteceu ?

      Excluir
  8. eu acho q meu sirio esta hibernando mais nao tenho certeza
    ela esta tremendo um pouquinho
    ela esta dormindo agora enrolado num pano e dentro de um meia q fica dentro da gaiola
    de vez enquanto eu vou la e vou ve se ele esta acordado dai ele se meche
    voces acham q ele esta tentando hibernar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Carlos eu acho que ele está com sono isso sim!
      O meu sempre faz isso , as vezes tenho medo de que ele esteja morto , mas toco na cabeça dele devagar e ele se meche.Faça como eu, pegue-o e coloque em sua mão, deixe ele andar no sofá, cama e tal. Ele ficará elétrico, com muita energia, e volte-o para a gaiola, veja se funciona ;]
      Abraços e beijos, saúde para seu Hamster

      Excluir
    2. Meu hamster tem mais de 2 anos,ultimamente quando o chamo p comer ,ele vem correndo ai quando chega na comida ele cai de lado sonolento , não sei se a fome de olhudo dele é grande e acorda alarmado ,não entendo pq ele fica caindo de lado . ( ele ê obeso kk )

      Excluir
  9. meu hamster é novo na minha casa e ele nao min mordia desde que elee chegoou e me mordeu hoje eu fiz oque de errado?

    ResponderExcluir
  10. O meu hamster nao se mexe, e parece que nao esta a respirar ja o pus num local quante enrolado num pano.Mas nao há vstigios de respiraçao o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  11. ja esquentei meu hamisetr mas ele não reage.por vafor preciso saber ele morreu ou esta himpernand?ele estava com o corpo duro,mans como ouvi falar em himpernação esquentei e seu corpo esta mole depois que eu esquentei o que eu faço?

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã ganhou um hamster, que foi dito como chines, mas pelo que vi em outra matéria, acho que ele é russo, e ele está dormindo desde ontem (27/03/2013) 23:00 e ainda não acordou (28/03/2013) 11:17, ele está vivo e sempre que procura um lugar melhor para dormir ele faz o trajeto com os olhos fechados.
    O que será que ele tem?

    ResponderExcluir
  13. Oi minha hamster ja tava enchadinha antes de hirbenar botei ela no pano bem quentinho,ela nao estava dormindo so tava mole e com sono querendo dormi e coloquei ela na gaiola ontem de 5 horas da manha ai minha mae pegou ela as 7 horas da manha ela tava dura com os olhos remelados to com medo de enterrar ela e ela ta viva ainda. sera que era hirbenaçao ou tava doente?

    ResponderExcluir
  14. Meu hamiste parece esta hinbernando ele esta gelado e parado quando eu toco ela não se move e as vezes se meche
    ele esta bem ????
    eu coloquei ele no numa meio e depois coloquei agudão em volta e um pano e ela esta aqui do meu lado ela vai melhora ??
    mais o olho do hamiste quando hinbenado ele fica aberto ou fechado ?

    ResponderExcluir
  15. Tenho dois hamsters machos sírios, um deles está bem elétrico, acho que o dentinho dele tá meio grande e o outro tá sonolento e anda meio lento ultimamente, isso começou hoje, pensei que a noite ele melhoraria, mas nada ainda, e os dois estão com tosse/gripe faz uns 2 meses, mas pensei que fosse doença, acho que não, e eles devem ter uns 4 meses de vida, o que tenho que fazer no caso da tosse deles? E porque meu hamster está um pouco lento ultimamente? Pode ser depressão? É que como eu faço faculdade e ultimamente estou tendo trabalhos demais pra fazer, minha mãe que cuida deles de manhã e a noite ela fica uns 15 minutos com eles...
    Se puder me responder o mais breve possível, agradecerei!

    ResponderExcluir
  16. meu hamster estava normalmente brincando, quando eu olho ele estava deitado na gaiola, peguei e estava gelado e duro, pensei que tivesse hibernado, tentei aquece-lo e ele se mexia e ficou acordado, porem bem quieto...ele teve umas crises e tentava levantar, abrindo a boca e fazendo barulhos...Do nada ele ficou duro demais e não se mexeu por nada que eu faça...Ele esta enrolado em meias e eu aqueci, porem continua sem se mexer e eu nao consigo ver respiração, como saber se faleceu?
    Obrigada, att Lorena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também se encontra assim, o seu faleceu ou estava apenas hibernando?

      Excluir
  17. opa ,cara se poderia me ajudar hj quando cheguei da escola meu hamster tava gelado e enrolado e mt mole. dexei ele dormino quando era anoite eu vi o site blog e eu queria saber se eles pode hirbenar com o tempo seco? aqui naum ta frio mais ta um tempo seco se poderia me ajudar pf

    ResponderExcluir
  18. Meu Hamster está quieto, ele se meche quando eu pego ele, tipo tentando se ergue mais não consegue. E está com os olhos fechados. Oque pode Ser?

    ResponderExcluir
  19. O meu Ham ta duro, gelado e com o olhinho aberto...
    já tentei mexer com ele e eli simplismenti não mexe
    ele morreu?

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho um ham que me pareceu morto mas nao sei ele estava sempre tomto e sempre a enrrolar-se nao comia e nao bebia e ao andar arrastava a perna de tras certo dia de manha fui ver se ele estava melhor e ele estava deitado no chao e muito frio sera que estava morto?
    E eles ebernao a qualquer altura????
    Sera que me pode responder.....

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho um ham que me pareceu morto mas nao sei ele estava sempre tomto e sempre a enrrolar-se nao comia e nao bebia e ao andar arrastava a perna de tras certo dia de manha fui ver se ele estava melhor e ele estava deitado no chao e muito frio sera que estava morto?
    E eles ebernao a qualquer altura????
    Sera que me pode responder.....

    ResponderExcluir
  22. o Ham panda é sírio????????

    ResponderExcluir
  23. Oque posso dar para meu ham comer se ele estiver hibernado????????!!!!!!!!!!!?

    ResponderExcluir
  24. oi meu nome é gladys e meu hamister morreu, mas antes de morrer ele vomitou sangue, nao sei o que aconteceu, nao tinha condiçoes de levalo ao veterinario e ele morreu, mas foi estranho pois ele estava bem, e em tres dias ele fico quietinho num canto dormindo muito e eu até achei que estava hibernando pois ele estava ficando gelado, ai derrepente ele começou a respirar rapido por um dia inteiro e a noite faleceu, estou muito triste mais por nao saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  25. Meu hamster sírio parece estar morrendo me ajude,ela tem comida na boca,respira pela boca,não bebe água. Passamos ferro no pano para deixa-la quente e ela reagiu,URGENTE,me ajude.
    Obrigada
    Hoje é Domingo e acho que não tem veterinário aberto hoje,não acho nenhum

    ResponderExcluir
  26. Hamsters hibernam de olhos abertos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu esta gelado, duro e com os olhinhos abertos, oque deu o seu?estava hibernando?

      Excluir
  27. meu Hamster macho , logo após que a fêmea pariu ele parou, dorme ha 2 dias, não abre os olhos nem quando mexemos nele, anda de vez em quando, mas arrastado..não consegue comer, nem beber, quieto o tempo todo, ja aqueci, mas acho que não esta hibernando primeiro pq ja li que o chinês não hiberna, segundo que a respiração é forte, só que não acorda, esta fraco, tento forças a alimentação mas ele afasta a papinha com as mãos...pode mexer ele de uma mão pra outra que ele nem se meche..será que ta doentes?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia o meu também esta assim, isso é normal???

      Excluir
  28. Nossa que susto, pensei que ele estava morto. Depois de ler esse post, eu peguei um paninho bem quentinho. Depois de 2 minutos, vi ele comendo. Obrigado. Nome do meu hamster é Zoey :D

    ResponderExcluir
  29. Meu hamster, está tremendo muito, estava igual uma bolinha, ai minha mãe mexeu nele e ele acordou, tremendo muito, quase não comia nem bebia, minha mãe pegou ele e enrolou ele, ele ficou mais elétrico, mais sempre tentava se esconder em algum lugar. Depois da gente, aquecelo, dar comida, ele ta elétrico demais, não para, meu Deus ele mudo rápido demais, isso é normal??

    ResponderExcluir
  30. O meu hamster ficou 2 dias sem comer e só dormia, eu achei muito estranho!! quando foi no segundo dia a noite eu fui acorda-lo e ela não acordava, depois de olhar bem percebi que ela ainda respirava, coloquei a mão nela e ela tava gelada, como sei que eles são bem quentinhos, minha primeira alternativa foi esquenta-la, peguei um pano, esquentei no ferro e coloquei em cima dela, ela acordou!! ufa, depois dei comida, água e ela melhorou, mas fico de olho nela. Só que ela ainda treme um pouco e está muito fraquinha. será que é pq ela não comeu esses dois dias q esta hibernando?

    ResponderExcluir
  31. Minha ham está com dois anos e meio e hj quando cheguei do trabalho ela estava aninhada na serragem, aqueci ela e tirei um pouco ela da gaiola, mas ela parece estar com dificuldade de caminhar, já havia reparado que ela não é tão ativa, pouco vai na roda e leva uns tombos. Penso que ela está no finzinho da vida... fico triste pq é um bichinho que demoramos para que ela adquirisse confiança, ela mostrava os dentes e até fazia um ruído quando pegávamos nela. Muito triste!!!!

    ResponderExcluir
  32. tinha um hamster sírio, ele estava comendo bem, brincava na rodinha, tudo normal, um dia sai por umas 2 horas quando voltei, olhei na gaiola vi q ele estava bem mole...quando andava caia, depois não levantava mais só tava deitado de lado, teve 3 ataques em q ficou de barriga pra cima e tremendo depois saiu um liquido amarelo da bundinha dele e ele começou a contrair a barriga e abrir a boca como se fosse vomitar mas não vomitou um pouco depois morreu...oq será isso?estava bem de repente morre?dai comprei outro sirio femea e aconteceu o mesmo....oq sera??????

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Minha Hamster (sirio) não para de espirrar e coçar o focinho. Estou preocupado pois ela rodou tanto na rodinha da gaiola que caiu dentro do vasilhame d'agua. Imediatamente a sequei, mas ela não para de espirar. Já vai

    ResponderExcluir
  34. Olá, a minha hamster não é sirio, é um anão russo e desde hoje cedo qndo fui limpar a gaiola dela, ela ta mole só dorme, e qndo mexe nela ela treme um pouco, estou um pouco preocupada pois não sei o que realmente está acontecendo com ela.
    O dia inteiro ela só bebeu agua, ja peguei ela tentei brincar mas ela n qr.

    ResponderExcluir
  35. meu hamster ta fazendo igual faz uns 2 dias.. nao move o corpo... tem os olhos fechados, mas continua respirando... moro em clima quente, parece hibernacao mas ja passarao 2 dias.. ele esta frio.. magrinho e quase nao respira.. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. meu hamster esta morto com as patas brancas para cima

    ResponderExcluir
  37. Olá, adoro seu blog.
    Tenho um casal de hamsters, ao contrario do que eu já li, eles nunca brigam e dormem bem juntinhos, as vezes um por cima do outro. Eles são bem diferentes em algumas coisas, ela come muito, mas ele nem tanto, isso é ruim? Ou é assim mesmo? Eu sempre dou agua, pq por eles a agua evapora no bebedouro então de vez em quando seguro eles e dou agua até eles empurrarem, ela como sempre bebe mais. Ele é bem tranquilo, anda na rodinha, mas ela é meio doidinha, gosta de ficar escalando a gaiola e se joga do 3º andar ao primeiro, ela adora fazer isso eu fico preocupada, será que existe hamster suicida? Eles ja cruzaram, sem briga, sem frescura, acho que foi com amor mesmo, rsrsrs... Brincadeira, mas uma coisa é certa eles não brigam. Se vc poder responder as perguntas, vou ficar muito agradecida. Desde já agradeço, Boa semana.

    ResponderExcluir
  38. meu ham esta mole é fraco n consegue se mexer direito , só fica deitado , ele esta todo lerdo , mas ainda esta vivo, só que n quer comer , o'que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  39. Ontem meu hamister estava fazendo exercícios e hoje eu acordei estava duro aí eu peguei ele e ele respirou um pouco mas parecia uma doença e agora to tentando acordar ela aquecendo ela

    ResponderExcluir
  40. meu hamster hoje pela manhã (24/04/2014) ela estava muito ruim... ai eu aqueci pano , coloquei ela em um balde com um cobertor, ela dormiu o k, mais eu ia da comida dela ela não comia , ai eu peguei farinha lacta e esquentei com leite ela comeu e agora esta um pouco forte , ontem cheguei a pensa que ela ia morrer estava gelada, n comia nem queijo, ai pensei que ele ia morrer... eu coloquei ele em um pano normal dentro da gaiola mais ele continuou mal , logo pela manhã ele ficou duas horas sem se mecher ate eu colocar ele aquecido , ai ele começou a se mover aos poucos e agora esta otimo , Obrigado , com a ajuda de vcs conseguir "ressucitar " meu bebe

    ResponderExcluir
  41. ola, meu esquilo norueguês , ele esta gelado e anda com dificculdae e nao abre olhos mas aindata comendo. sera se eu aquece lo ela vai sobreviver

    ResponderExcluir
  42. Meu ham está desde ontem por volta das 23:00 sem se mexer,gelado,não sinto batimento,mas ele continua molinho.Já aqueci e soprei-o por muitas vezes.Será que ele morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, não adianta apenas esquentar o paninho do hamster (o meu entrou em hibernação ontem, e com muita sorte consegui acordar). Eu esquentei leite, mas pode ser água também (ficou morno pra mim, ou seja, estava quente o suficiente pra ele), aqueça o leite em uma temperatura que fique morna pra vcs (coloque o dedo dentro pra ter certeza), com um pinga gotas (ou seringa), vá pingando o leite quente dentro da boca dele enquanto ele estiver enrolado no pano quente. Eu esquentei o meu pano com o ferro de passar roupas em uma camada tinha pano, no meio jornal, e outro pano em cima (jornal é bom, pois mantém o calor) Eu não coloquei ele na gaiola ainda, fiz um ninho com jornal, pano e algodão (no momento ele se encontra no sol). Mantenha o hamster sempre aquecido e com bastante comida e água (pois assim ele vai criar camadas de gordura, e como os ursos, isso ajudará ele a se esquentar). Hamsters demoram umas 3h para sair da hibernação quando feito esses procedimentos, o meu levou mais ou menos esse tempo para acordar, e começar a lamber a seringa de leite e a se mexer melhor (depois que estava mais "espertinho", eu larguei ele no chão pra correr um pouco, porque isso ajudaria a trazer de volta os movimentos das articulações que ficaram tempo demais frias e duras). Mantenham os hamsters em um local com luz NATURAL, e calor (sol, ou aquecedores. Mas CUIDADO, não pode esquentar demais também rs e eles não podem receber correntes de ar, mesmo que quentes), cubra a gaiola em dias muito frios. NÃO SÃO APENAS OS SÍRIOS QUE HIBERNAM.
      Espero ter ajudado caso vcs tenham outros hamsters futuramente

      Excluir
  43. meu hamster neste momento es molinho ja cobrimos ele o que eu faço e respondada e mediatamente pv

    ResponderExcluir
  44. O meu hamster está muito gelado e nao se mexe nem come e nem bebe mas não sei se ele esta mesmo inbernando pq um dia antes ele prendeu a pata na gaiola e ficou de ponta cabeça a noite inteira me ajudem o que eu faço

    ResponderExcluir
  45. Olá Márcia, continue esquentando ele, dando coisas quentinhas e espere ele acordar e se ele não acordar leve-o imediatamente para o veterinário. Tchau e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  46. Olá pessoal!! Eu gostaria de saber se o hamster anão-russo hiberna,obrigada.

    ResponderExcluir
  47. minha ham não abre os olhos e está com dificuldade de ir até a comida e agua...passamos um cotonetes nos olhos dela aí abriu...mas nessa manhã ocorreu isso de novo ...é normal??

    ResponderExcluir
  48. Olá tenho um Ham sirio de 2 anos, de um dia pra cá eu notei que ele quando tenta fazer aquela "chaqualhadinha" com o corpo pra se limpar ele cai e fica meio tonto, parecia até um bebê quando tenta engatinhar e acaba se desequilibrando, depois ele se levanta o que pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  49. Oi meu ham não anda e esta tremendo muito hj eu acordei e ele tava duro eu abri sua boca e ela continua aberta e os olhos dele ta aberto ele faleceu eu acho

    ResponderExcluir
  50. Minha hamster é sirio hoje eu peguei ela dormindo mechi com ela e ela nem reagiu, esta gelada eu estou tentando esquenta-la mais ela tambem esta meia mole estou desesperada sera q ela esta morrendo ? Afinal nao estamos no inverno

    ResponderExcluir
  51. O ham acorda sozinho da hibernação? Acho q o meu esta hibernando, mas tah saindo um liquido amarelo da boquinha dele, parecendo um vômito

    ResponderExcluir
  52. o meu hamster esta a imbernar mas tenho medo que ele morra eu coloqueio na lareira podem me ajudar minha mae nao me quer ajudar muito entao me ajudem

    ResponderExcluir
  53. Minha hamster estava tão bem ontem,só que hoje de manhã ela estava quietinha imóvel como um tatu enrola,e eu botei a mãe nela e ela estava super gelada e dura,ela está em ibernaçao ou morta?e já enterrei agora pouco(os pelos dela estavam caindo,ela era chinês),mas comprei uma igualzinha a ela!

    ResponderExcluir
  54. meu hamster não para de espirrar e coçar o focinho, o que devo fazer????

    ResponderExcluir
  55. oi eu vou comprar um hamster sirio e eu queria saber se ele vive hibernando?

    ResponderExcluir
  56. meu hamster é o chinês (ou anão russo, não tenho certeza) e parece que ele está hibernando. ele está todo mole, com os batimentos super lentos, quase parando, e está escolhido, com os olhinhos fechados... até pensei que ele tinha morrido, mas depois de insistir nele, vi que estava respirando. porém vi na internet que hamsters chinês ou russo não hiberna. o que pode ser então? mande-me um email: dudadrew@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. o hamster da minha filha esta a tremer e tem dificuldades de subir a rama para ir dormir na sua casinha (quarto). O sera que esta a acontecer? Agradeco uma resposta urgente.
    obrigada, Maria

    ResponderExcluir
  58. Minha hamster começou a se contorcer como uma largata quando está pegando fogo, achei que tinha quebrado o pescoço, foi algo muito estranho, eu peguei ela e fiz carinho, nisso ela ficou quietinha, mas quando coloquei na gaiola começou novamente, como se estivesse agonizando, fiquei observando a respiração ficou muito acelerada, depois de algumas horas ele ficou estática, não mexia mais, não respirava, dei a notícia ao meu filho que ela tinha morrido, ele chorou muito e eu também senti muito a morte dela.
    Queria entender por que aconteceu isso? será que foi parada cardíaca, ou porque ela estava sedentária, ía fazer dois aninhos em setembro.

    ResponderExcluir
  59. Gente, não adianta apenas esquentar o paninho do hamster (o meu entrou em hibernação ontem, e com muita sorte consegui acordar). Eu esquentei leite, mas pode ser água também (ficou morno pra mim, ou seja, estava quente o suficiente pra ele), aqueça o leite em uma temperatura que fique morna pra vcs (coloque o dedo dentro pra ter certeza), com um pinga gotas (ou seringa), vá pingando o leite quente dentro da boca dele enquanto ele estiver enrolado no pano quente. Eu esquentei o meu pano com o ferro de passar roupas em uma camada tinha pano, no meio jornal, e outro pano em cima (jornal é bom, pois mantém o calor) Eu não coloquei ele na gaiola ainda, fiz um ninho com jornal, pano e algodão (no momento ele se encontra no sol). Mantenha o hamster sempre aquecido e com bastante comida e água (pois assim ele vai criar camadas de gordura, e como os ursos, isso ajudará ele a se esquentar). Hamsters demoram umas 3h para sair da hibernação quando feito esses procedimentos, o meu levou mais ou menos esse tempo para acordar, e começar a lamber a seringa de leite e a se mexer melhor (depois que estava mais "espertinho", eu larguei ele no chão pra correr um pouco, porque isso ajudaria a trazer de volta os movimentos das articulações que ficaram tempo demais frias e duras). Mantenham os hamsters em um local com luz NATURAL, e calor (sol, ou aquecedores. Mas CUIDADO, não pode esquentar demais também rs e eles não podem receber correntes de ar, mesmo que quentes), cubra a gaiola em dias muito frios. NÃO SÃO APENAS OS SÍRIOS QUE HIBERNAM.
    Espero ter ajudado caso vcs tenham outros hamsters futuramente

    ResponderExcluir
  60. o meu hibernou, pensamos que estava morto, porem minha filha pediu para esquenta-lo e após eu enrrola-lo em uma meia usada ele deu sinal de vida.

    ResponderExcluir
  61. Meu hamster dorme mt e quando vou dar a comida ela pega tudo e coloca em um canto e n come e acabo tendo q jogar fora oq eu fasso

    ResponderExcluir
  62. Olá meu hamster está respirando fraco,não respira muito,comida na boca mais não mastigá, olhos fechados, dormindo fraco não sei o que isso pode ser mais queria saber se tem a resposta pra isso se está falecendo ou hibernando já faz 2 anos e meio que ele vive comigo ou seja viveu não sei se ele morreu ou está vivo e também queria saber quanto tempo dura hibernação ?

    ResponderExcluir
  63. Olá meu hamster está respirando fraco,não respira muito,comida na boca mais não mastigá, olhos fechados, dormindo fraco não sei o que isso pode ser mais queria saber se tem a resposta pra isso se está falecendo ou hibernando já faz 2 anos e meio que ele vive comigo ou seja viveu não sei se ele morreu ou está vivo e também queria saber quanto tempo dura hibernação ?

    ResponderExcluir
  64. Não sei se meu hámeter estava vivo ou morto, ele já tinha um ano ,ele já não comia a 3 dias pois eu tive fora ,poder ter sido de não comer?ele estava estendido e com ar de morto?pode rã estar em hibernação?

    ResponderExcluir
  65. nao sei o que se passa com o meu hamster fui agora pra lhe dar comer e ele está muito quietinho e está a tremer muito que fasso??
    ajudem pff :(

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Olá, tenho um hamster vai fazer 5 meses, de uns dias pra cá ele andava bem fraco, não andava na Rosinha, não comia, não bebia água, quase nem levantava, só andava quando eu pegava ele. Ontem dia 02/01/2016 comprei ração para roedor e coloquei oque eu sei que ele mais gosta no potinho dele, ele comeu bem, tomou água, e com o tempo deu para notar a melhora, hoje a tarde quando fui ver ele, ele estava deitado do lado do ninho dele imóvel, logo achei que ele tinha falecido, vim pesquisar sobre e achei isso sobre a hibernação, logo coloquei ele em uma camiseta, o enrolei bem e esquentei uma garrafa de água e coloquei perto da camiseta, depois de alguns minutos ele se mexeu, bem pouco, então continuei aquecendo ele, mas agora, já vai fazer uns 10 minutos que ele endureceu, não respira, não abre o olho, e não aquece, gostaria de saber se meu amiguinho de foi ou se ainda posso ter esperanças ;c

    ResponderExcluir
  68. O meu hamster faleceu há imenso tempo e eu estive equivocada que n se podia acordar. Afinal tínhamos mesmo q acordar e aquece-lo sinto-me tão mal. Minha Lili morreu por minha causa e o meu filho está de rastos. Enfim

    ResponderExcluir
  69. O meu hamster faleceu há imenso tempo e eu estive equivocada que n se podia acordar. Afinal tínhamos mesmo q acordar e aquece-lo sinto-me tão mal. Minha Lili morreu por minha causa e o meu filho está de rastos. Enfim

    ResponderExcluir
  70. Desculpe, mas o meu Hamster nao é sirio e aconteceu o mesmo a ele, e eu ous o diante de uma laterna quente e ele acordou ( o meu hamster e seberiano)

    ResponderExcluir
  71. Quando fui ver meu hamster hoje de manhã ele estava deitado imóvel gelado duro de olhos aberto pfvor presiso de ajuda meu hamster morreu.....pfvor me de resposta a qi ta chovendo e ta bem frio mas já enterrei ele devo desinterar???

    ResponderExcluir
  72. Quando fui ver meu hamster hoje de manhã ele estava deitado imóvel gelado duro de olhos aberto pfvor presiso de ajuda meu hamster morreu.....pfvor me de resposta a qi ta chovendo e ta bem frio mas já enterrei ele devo desinterar???

    ResponderExcluir
  73. O meu hamister é um anão russo ,tem vezes q vou na gaiola brincar com ele e ele está imóvel duro de olhos abertos o eu mexo nele e ele nem liga , já aconteceu várias vezes até na casamba de comida ele já ficou paralisado isso tbm é hiberna ou tem algum problema? Me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
  74. Seguinte, minha hamster sírio é albina, sempre foi muito dócil e saudavel. Mas ela já tem 2 anos e essa manhã levei um susto quando a encontrei no andar superior da gaiola, fora da casinha dela, estava dura e gelada, mas se mexia bem pouco. A encostei bem no meu roupão que é de microfibra quentinho e esquentei um pano de prato 30 segundos no microondas e aqueci seu corpinho até o pano esfriar, repeti o processo, até que ela me mordeu, rss... nunca fiquei tão contente d levar uma mordida dela. Acredito q ela estava hibernando há poucas horas, mas também fiquei preocupada pq dizem q quando acontece a primeira vez a tendencia é se repetir. Como ela ficou meio agressiva, a coloquei d volta na gaiola onde já tinha comida, inclusive sementes bem calóricas q ela adora... Como ela ficou agressiva, e quis me atacar quando coloquei a mão dentro da gaiola, não tentei pegá-la novamente, nem dar-lhe leite morno ou algo assim. Como já era dia, também não cobri a gaiola nem nada assim, estou preocupada com ela... Será q ela se restabelece sozinha ou eu preciso dar alguma vitamina. Moro no Sul e aqui anda realmente muito frio, mas ela nunca teve isso antes, o quarto onde ela fica é bem aquecido e fica fechado, pois tenho gatos q são proibidos d ter acesso a esse comodo. Seria recomendável eu colocá-la a noite dentro d um aquario d 3 litros d acrilico? Sei q a noite é a hora q os hamsters ficam mais ativos, mas também sei q é o periodo mais gelado do dia... Não gostei nada d ver minha pequena daquele jeito, fiquei apavorada! Agradeço por dicas e me respondam se ela vai conseguir se alimentar direito sozinha?

    ResponderExcluir
  75. olá.. meu hamster está hibernando, etsá gelado , imovel.. mais esta com o olho aberto, isso é normal.?
    ja tentei aquece-lo , dar leite quente..ele se mexe um pouco , volta a respirar.. mais não se levanta e anda..o que faço..

    ResponderExcluir
  76. Ontem 07/06acordei e fui o ver como estava,ele esta mole e protado,respirando tipo sulucando depois dei ele agua e tomou,levei ele para onde tinha sol mais baixo e ele comecou a se mover,depois fechou os olhos e ficou duro.o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  77. Ontem 07/06acordei e fui o ver como estava,ele esta mole e protado,respirando tipo sulucando depois dei ele agua e tomou,levei ele para onde tinha sol mais baixo e ele comecou a se mover,depois fechou os olhos e ficou duro.o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  78. Ontem 07/06acordei e fui o ver como estava,ele esta mole e protado,respirando tipo sulucando depois dei ele agua e tomou,levei ele para onde tinha sol mais baixo e ele comecou a se mover,depois fechou os olhos e ficou duro.o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  79. Pensei tivesse falecido porém aqueci e depois de algumas horas começou abrir a boca e fechar

    ResponderExcluir
  80. O Billy, meu hamster já hibernou algumas vezes. A primeira vez quase morro de susto, aqueci ele até que ele voltou ao normal.. Dai fui pesquisar e descobri do que se tratava. Agora quando isso acontece já sei como proceder.

    ResponderExcluir
  81. Olá! Comprei um hamster sírio P minha filha e minha irmã pegou nas mãos p acariciar e ele caiu no chão, a princípio ele ficou paralisado e se contorceu por uns poucos minutos depois voltou a agir aparentemente de forma normal. Será q o bichinho está normal mesmo? Agora está dormindo quietinho. Alguém pode me dar uma luz, pois ao tenho veterinário por perto.

    ResponderExcluir
  82. Meu hamster está gelado e fraco ele é bem filhote é um hamster chinês oq eu faço ?????

    ResponderExcluir
  83. Minha Hamster esta passando por isso eu acho!Ela esta dura muito dura ela esta de olhos abertos e n sei o q faço estou muito preocupado muito mesmo!..

    ResponderExcluir
  84. Faz uma semana que tenho um hamster, e ele dormiu praticamente o dia todo e a noite toda..o que pode ser? Estou começando a ficar preocupada.

    ResponderExcluir
  85. Meu hamster está com olhos abertos e mole e está quente ele pode ter henbernado agr ou teve algum tipo de convuçao
    PF me ajude

    ResponderExcluir
  86. A minha ham síria ía fazer dois anos que a comprei esse Agosto de 2017... Fui três dias na minha mãe e quando cheguei estava caída na gaiola, estendida e fria. Eu só agora li todos os vossos comentários... Nem sabia que hamster hibernava... Mas mesmo assim... Aqueci a pobrezinha logo contra o meu corpo, tentei dar-lhe água, banana que ela adorava... Aqueci uma almofada e deitei ela lá... Começou a respirar e a abrir a boca e a fechar... Saíu pouquinho de sangue pela boca e nariz e depois deixou de respirar com os olhos abertos. Eu fechei os olhos dela e eles permaneceram cerrados. Fiquei tão triste e chocada... Fui mudar de roupa e deixei ela lá na almofada quentinha... Não acordou mais e eu a enterrei no dia seguinte no jardim de minha mãe numa caixinha linda junto com seu brinquedo favorito... Penso que como sangrou terá morrido mesmo... Nossa! Não posso nem pensar que a sepultei viva!!! Seria ruim demais... Nunca demonstrou qualquer doença ou falta de apetite. Sempre cuidei super bem dela... Mas não gostava de andar na roda e adorava sementes de girassol... Terá sido coração? Ou velhice? Porque vivem tão pouco??? Não sei se vou querer outro. Gostava muito da minha ham...

    ResponderExcluir
  87. Meu hamster entrou em hibernação (eu acho). A respiração estava quase nula e ele estava como morto dentro da casinha. Tirei-o e aqueci. Aparentemente ele estava voltando, mas começou a esticar todo o corpo, ficando duro e tipo com soluços (como se tivesse engasgado). De repente ele não apresentou mais nenhum sinal de vida, ficou imóvel e rígido. o que faço?

    ResponderExcluir
  88. Meu hamster estava muito bom á noite, então quando acordei ele estava frio e duro (parecendo estar morto) então lembrei que os fofos roedores também podem ficar em estado de hibernação, e fui parar nesse site. Mas ainda eu não sei se meu bichinho está morto pois quando o peguei estava com os olhos poucos abertos depois ele ficou com os olhos totalmente abertos, respirava muito pouco e se mecheu também muito pouco e depois parou ficou com os olhos fechados e parado sem fazer nada. Então não sei se está morto mas por favor me respodem

    ResponderExcluir
  89. Olá, hoje pela manhã quando fui botar ração pro meu hamster verifiquei que ele estava muito parado como se estivesse morto e ele estava como um tatu, pensei que estivesse morto, porem fiquei mexendo nele e ele reagiu, mais ele esta muito lendo, anda se arrastando e ta bem mole, será que ele ta hibernando mesmo? já enrolei ele e n sei mais o que fazer, demora muito pra ele voltar a reagir normal?

    ResponderExcluir
  90. Meu hamster caiu ontem a noite e uma altura mais ou menos 1 metro daí depois peguei ele e ele ficou normal andando correu na rodinha dele a noite toda comeu e tudo. Mais hj ao acordar ele estava estava dormindo,dai ele acordou 1 vez comeu e pronto dormiu e não quis acordar mais ele ta respirando ai fui pegar ele(pq sempre q toco mesmo dormindo ele já desperta)e ele não acordou daí ele tava molinho e com os olhos fechados.Eu fiquei passando a mão nele e depois de alguns segundo ele acordou. Nunca vi ele assim. Andou um pouco fora da gaiola e depois coloquei de volta. Daí foi dormir de novo e ele só dorme enrolado como tatu. POR FAVOR O QUE ELE TEM ? É NORMAL????
    ESTOU COM MEDO DELE ESTÁ ASSIM POR CAUSA DA QUEDA

    ResponderExcluir
  91. Puta merdaa matei meu hamster! 😦

    ResponderExcluir
  92. Meu hamster estava duro e gelado..
    Então eu aqueci ele aí ele começou a se contorcer e fazer alguns movimentos bruscos então ele parou e fechou os olhos ficou mole e meio quente, ele morreu?

    ResponderExcluir
  93. Meu hamster está mole..frio..ele é chinês e pequeno cinza..mal se meche..coloquei ele dentro de uma caixa..com furos.e cortei manga de uma blusa que tenho bem quentinha..mas mal se meche..ontem ele estava normal..

    ResponderExcluir
  94. Meu Hasmiter esta com a língua inchada garganta também e os olhinhos com forma cinzenta esta bem fraquinho só respirando oq fazer?

    ResponderExcluir
  95. O meu hamsters está fraco e se contorcendo e não sei oq ele tem ele está assim faz uns 20 mnts oq será q eu faço???ME AJUDEM ELE E COMO UM FILHO MEU

    ResponderExcluir
  96. SAMANTA QUIRINO PADUA27 de março de 2023 às 13:33

    Comprei ele dia 25/03 na feira percebi ela dome bastante ela dorme a noite ontem a quase meia noite ela tava dormindo,hoje de manhã ela tava ativa. Agora não sei dorme noite toda ou se ela fica acordada de madrugada . Não sei se levo veterinário

    ResponderExcluir

Lembre-se: não vale escrever palavrões, xingar as outras pessoas ou ser mal comportado! Aqui queremos sempre te ajudar a cuidar melhor do seu animalzinho! Escreva algo bem legal!